Blog

Um dos pontos turísticos mais belos e mais visitados da cidade de Tiradentes



O nosso blog de hoje vamos te apresentar uma das construções mais importantes do gênero no País e de Tiradentes, o Chafariz de São José.

Considerado um dos mais bonitos de Minas, o chafariz datado de 1749 tem três fontes e é o único do estado com oratório e imagem de santo – São José de Botas, feita no século 18, em terracota.

A obra possui três faces, a frente para bebedouro, a direita para lavagem de roupas e a esquerda para uso de animais. A fachada possui três carrancas, decorada com o brasão da Coroa Portuguesa e com uma imagem de são José das Botas.

Uma lei previa punição a quem utilizasse o chafariz de forma inadequada. Aos negros que foram encontrados amolando machados, foices, facas, nas pedras dos tanques do chafariz, a pena era açoite ou reclusão. Ainda hoje é possível ver os desgastes causados no tanque do chafariz por essa prática.

O calçamento à frente do Chafariz é um dos poucos pontos que apresenta o calçamento original da cidade em pedras pé-de-muleque. Todo passeio pela cidade se passa por ali, local aonde se encontra uma água fresquinha que desce da Serra de São José e que passa também pelo Bosque da Mãe D’água aos pés da Serra.

Fonte: Baseado no Atlas dos Monumentos Históricos e Artísticos de Minas Gerais. Circuito do Ouro. Campos das Vertentes, vol. 2 (Fundação João Pinheiro), 1981, e no inventário do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

 

Grupo


Hotel Pousada Mãe D'Água

Largo das Forras, 50
Centro
Tiradentes
Minas Gerais
CEP: 36325-000

Central de Reservas

(32) 3355-1206/ (32) 99111-8023
reservas@pousadamaedagua.com.br